A ARC recebeu, sexta-feira, 11 de abril, a visita dos especialistas Gianpiero Catozzi e Saré Knoope, que se encontravam em Cabo Verde para uma missão de avaliação junto às principais entidades nacionais, visando criar um Centro de Verificação de Fatos (CVF).
A iniciativa resulta de uma parceria da ARC com o Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e FNUAP no país, com o objetivo de avaliar o ecossistema nacional com vista a enfrentar a desinformação, identificar boas práticas e fortalecer parcerias institucionais.
Ao longo de uma semana, a equipa de especialistas manteve encontros com potenciais parceiros do projeto de implementação do Centro e outras entidades que podem desempenhar um papel crítico no panorama mediático em Cabo Verde.
A equipa pode também analisar como o sistema iVerify e a plataforma iParticipate, ambos desenvolvidos pelo PNUD, poderão fortalecer as capacidades do Centro a ser criado, aumentar as capacidades dos parceiros nacionais no combate à disseminação de conteúdos prejudiciais e apoiar a participação dos jovens.
O objetivo da criação de um CVF em Cabo Verde é contribuir para o acesso a uma informação confiável e verificada, o aumento da confiança pública e a melhoria do discurso público, de modo a minimizar os efeitos na manipulação da opinião pública por meio de fake news, incentivar o debate público baseado em fatos e dados concretos e ajudar no combate à desinformação, com destaque para os períodos eleitorais, fortalecendo o processo democrático.