O Presidente da Alta Autoridade da Comunicação Audiovisual (HACA) da Côte d’Ivoire, René Bourgoin, é o novo Presidente da Rede das Instâncias de Regulação da Comunicação de África (RIARC), sucedendo a Latifa Akharbach, Presidente da HACA de Marrocos.
A eleição aconteceu durante a XI Conferência da organização (CIRCAF), que teve lugar no dia 29 de novembro em Abidjan, organizada sob o tema: “A regulação da inteligência artificial no sector audiovisual e da comunicação digital em África”.
O novo Presidente da RIARC prometeu continuar os esforços desenvolvidos durante a presidência da HACA de Marrocos no biénio 2023-2024, designadamente em matéria de adaptação da regulação dos meios de comunicação social ao novo ambiente digital, principalmente através do estabelecimento de um diálogo permanente entre plataformas digitais globais e os reguladores africanos. Prometeu, outrossim, prosseguir diligências em relação aos desafios do pluralismo de expressão nos meios de comunicação social e no tocante ao papel do regulador na salvaguarda da integridade dos processos eleitorais em África.
No biénio 2025-2026, René Bourgoin será coadjuvado pelo Presidente da Alta Autoridade dos Meios de Comunicação Social e do Audiovisual (HAMA) do Chade, Abderamane Barka Abdoulaye Doningar, eleito Vice-presidente nesta XI CIRCAF.
A cerimónia de passagem de poderes entre a presidente cessante, Latifa Akharbach, e o novo Presidente da RIARC, René Bourgoin, teve lugar na presença dos presidentes e chefes de delegação das entidades reguladoras dos 16 países presentes na XI CIRCAF, incluindo da ARC.