Notícias

HACA disponibiliza a HMS Plus à ARC

  • 27 maio, 2022

A Alta Autoridade da Comunicação Audiovisual (HACA) de Marrocos disponibilizou à ARC, a partir de sexta-feira, 28 de maio, no âmbito de um acordo de parceria assinado entre as presidentes das duas entidades, a sua solução informática de monitorização de conteúdos mediáticos HACA MEDIA SOLUTIOS (HMS).

Com a disponibilização desta solução informática, a HACA pretende, de forma concreta, dar início a uma dinâmica de partilha de experiências, transferência de know-how e promoção de complementaridades de competências com a ARC, refere o acordo.

A ARC foi contemplada com a versão mais recente desta solução, a HMS Plus, tornando-se, desta forma, a primeira entidade reguladora a dela usufruir. Segue-se uma formação, na Praia, para os quadros desta Autoridade e uma outra em Rabat, em Marrocos.

A Haca Media Solutions é uma propriedade exclusiva da HACA, que foi objeto de uma patente de invenção depositada junto do Gabinete Marroquino de Proteção Industrial e Comercial (OMPIC) e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), devendo a ARC utilizá-la apenas no âmbito das suas atividades de monitorização dos serviços de programas radiofónicos e televisivos que operam em território cabo-verdiano.

Foi concebida para ser uma ferramenta de regulação e supervisão dos média ao serviço dos direitos dos cidadãos a uma comunicação social livre, ética e que respeite os valores do pluralismo político e permite a monitorização e o acompanhamento do pluralismo de expressão nos meios de comunicação social, tanto em situações de rotina, como durante as campanhas eleitorais e outros momentos.