Notícias

ARC já é membro da Rede das Instâncias Africanas de Regulação da Comunicação Social, RIARC

  • 19 dezembro de 2018

A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social é, desde sexta-feira, 14 de dezembro, membro da Rede das Instâncias Africanas de Regulação da Comunicação Social, RIARC, que assinalou o seu vigésimo aniversário durante a IX Conferência dos Presidentes das Instâncias de Regulação da Comunicação Social de África, CIRCAF, realizada de 12 a 14 de dezembro em Yaoundé, capital dos Camarões.

A adesão da ARC aconteceu na sequência de um pedido formulado, em fevereiro de 2018, à Conferência dos Presidentes no sentido de integrar esta Rede que constitui um quadro de concertação e de cooperação dos reguladores mediáticos africanos e tem por objetivo contribuir para o conhecimento e a troca de experiência entre os seus agora 36 membros.

Desde a sua criação em 1998, em Libreville, Gabão, os fundadores da RIARC têm trabalhado para o reforço da cooperação em matéria de regulação da comunicação social no continente, a proteção da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão e o desenvolvimento dos média africanos.

Esta IX Conferência dos Presidentes das Instâncias de Regulação da Comunicação Social de África foi ocasião para os membros da RIARC fazerem o balanço de duas décadas de vida da Rede e definir os desafios futuros para a organização e os seus membros.

Ciente das mudanças verificadas no panorama mediático africano e mundial, os conferencistas elegeram como maiores prioridades futuras a regulação dos média digitais, a educação para os médias sociais e a harmonização dos quadros normativos das instâncias de regulação africanas.

Ver mais:

http://www.acran.org/fra/index.jsp