A ARC participou, nos dias 12 e 13 de fevereiro, na Conferência Internacional sobre a governança das plataformas digitais, organizada pela UNESCO e que teve lugar na cidade de Pretória, África do Sul.
O evento contou com a participação de redes de reguladores de média e digitais, de governos, da sociedade civil e da academia dos cinco continentes e teve por objetivo avançar com as diretrizes da UNESCO para a governança das plataformas digitais, promovendo um ambiente seguro online e baseado nos direitos humanos.
Dentre os temas discutidos na conferência, destacam-se “Favorecer a solidariedade baseada na colaboração entre diferentes partes”, “Assegurar a resiliência dos ecossistemas de informação digital em tempos de crise”, “Plataformas digitais para crianças e adolescentes”, “Os desafios tecnológicos atuais e futuros” e “O combate à desinformação no contexto das plataformas digitais”.
A governança em ação mobilizou os participantes em sessões paralelas de trabalho, enquanto nas sessões regionais o debate centrou-se nos desafios por cada continente. No caso da África, estiveram em análise as lições apreendidas da Conferência da UNESCO sobre a integridade da informação na África Ocidental e no Sahel, que teve lugar na Praia, em setembro de 2025.
Já o plano de ação de Pretória adotado no final dos trabalhos estabelece uma estrutura comum para uma cooperação e um diálogo internacional duradouro e visa promover a capacidade regulatória e a cooperação entre as autoridades reguladoras, promover a transparência e a responsabilização das plataformas digitais, capacitar as comunidades locais e investir na pesquisa.
Para além da ARC, estiveram presentes na reunião de Pretória representantes das entidades reguladoras de Angola, Guiné-Bissau e Portugal, na qualidade de membros da Plataforma lusófona PER.