No âmbito da implementação do Centro de Verificação de Factos (CV-Fact), realiza-se, de 22 a 24 de janeiro, uma formação destinada à preparação dos primeiros fact-checkers que vão integrar o projeto.
A formação é ministrada por especialistas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, organização responsável pela criação do iVerify, ferramenta criada pelo PNUD com o objetivo de combater a desinformação e o discurso de ódio, especialmente em períodos eleitorais ou contextos sensíveis onde essas práticas podem ameaçar a confiança pública e a integridade dos processos democráticos.
A formação, dirigida a jornalistas e estudantes de comunicação, incide sobre metodologias de verificação de factos, análise crítica de conteúdos virais, verificação de imagens e vídeos, uso de fontes oficiais e ferramentas digitais, bem como princípios éticos do jornalismo.
O objetivo é criar um núcleo inicial de verificadores de factos capacitados, capazes de responder ao aumento da circulação de conteúdos falsos ou enganosos, sobretudo nas redes sociais e em períodos sensíveis como os processos eleitorais.
O CV-Fact é um projeto da ARC com o apoio do PNUD e conta com a parceria da Uni-CV e da AJOC.