A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC) apresentou esta sexta-feira, 17 de outubro, no Polo da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em São Vicente, o projeto de criação do Centro Nacional de Verificação de Factos em Cabo Verde. A apresentação aconteceu à margem do Fórum “Fact-Checking no Combate à Desinformação e Salvaguarda da Democracia”.
O objetivo do Fórum foi promover um espaço de reflexão e partilha de experiências sobre os impactos da desinformação, o papel do fact-checking na defesa da democracia e as estratégias para a implementação de uma estrutura nacional dedicada à verificação de factos.
No dizer da ARC, a ideia de criação do centro surgiu da perceção de uma lacuna relevante no país da inexistência de uma plataforma estruturada de fact-checking, num contexto de crescente disseminação de desinformação nas redes sociais e plataformas digitais.
O futuro centro pretende ser uma ferramenta essencial na salvaguarda da democracia, comprometendo-se a submeter declarações públicas, conteúdos noticiosos e mensagens virais a um processo rigoroso de verificação, com base em evidências, dados científicos e registos confiáveis.
O evento contou com o apoio do Escritório Conjunto do PNUD, da Uni-CV e da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC).