A cidade da Praia acolheu, de 22 a 24 de julho, o IX Encontro da Plataforma de Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa (PER) sob o tema “Democracia, Media e Plataformas Digitais”.
Como o seu objetivo, este IX Encontro propôs-se partilhar boas práticas, aprofundar o estudo do pluralismo e reforçar a independência dos órgãos reguladores dos países membros da PER, nomeadamente Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Cabo Verde, num contexto globalizado e digital.
De acordo com a nota concetual, a independência dos reguladores mantém-se íntegra não só se se salvaguardar contra interferências políticas e económicas, mas também se se dispuser de parcerias que fortaleçam a investigação e a formação contínua.
Para os reguladores lusófonos, a defesa dos valores democráticos na era digital passa por fomentar uma cultura de responsabilidade partilhada entre produtores de conteúdos, plataformas tecnológicas, reguladores e cidadãos ativos, capazes de exigir qualidade informativa, como condição indispensável para o pleno exercício da cidadania.