A presidente da Autoriade Reguladora para a Comunicação Social (ARC), Arminda Barros, participou, de 21 a 23 de setembro, na X Conferência das Instâncias de Regulação Africanas de Comunicação Social denominada CIRCAF, realizada em Marraquexe, Marrocos.
O programa começou com uma comunicação inaugural que esteve a cargo do Chefe do Serviço da Socciedade de Informação do Conselho da Europa, Patrick Pennincxx, seguindo de um seminário temático sobre “O sector do audiovisual africano em mudança: linhas de evolução e novos desafios”, que teve lugar nos dias 21 e 22.
Os temas desenvolvidos foram “O setor audiovisual africano em busca de um novo modelo económico”; “Mudanças nas práticas profissionais nos meios de comunicação audiovisuais”; e “Que estratégias para o setor audiovisual africano”.
O dia 23 foi dedicado ao encontro dos presidentes das 18 Instâncias Reguladoras presentes nesta X CIRCAF, que analisou e adotou o relatório de atividades da Rede das Instâncias Africanas de Regulação da Comunicação Social (RIARC) no período 2019-2022.
Da ordem do dia constaram igualmente o debate sobre a quotização dos membros, a avaliação dos pedidos de adesão e a designação do próximo vice-presidente, que será o representante da Costa do Marfim, para além da passagem da pasta para a nova presidente da RIARC, a presidente da HACA de Marrocos, até agora vice-presidente da organização.
A RIARC é um quadro multilateral de cooperação e de consulta entre as autoridades reguladoras dos média do continente africano e contribui para estabelecer a autoridade técnica, profissional e institucional das suas 36 autoridades membros.
O seu principal objectivo é contribuir para a consagração de uma paisagem audiovisual africana pluralista, promovendo a diversidade das sociedades africanas, respeitando os princípios dos direitos humanos e transmitindo valores democráticos e humanistas.