Antecipando a data, 13 de fevereiro, a ARC realiza, sexta-feira, 11, em parceria com a Comissão Nacional de Cabo Verde para a Unesco, uma conferência com o tema "O Papel e os Desafios das Rádios de Proximidade nas Sociedades em Rede".
Com transmissão via plataformas digitais, esta conferência tem por objetivo abordar as atribuições e os reptos deste importante e sensível meio de comunicação social, em que se assinala esta efeméride.
O ato de abertura conta com breves palavras pela Presidente do Conselho Regulador da ARC e uma mensagem da Secretária Executiva da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO.
No período da manhã, dando corpo à conferência principal, constam as apresentações e respetivo debate de "Experiência da Rádio Morabeza face aos Desafios e Papéis das Rádios na Era do Digital", pelo jornalista Nuno Andrade Ferreira, e "Rádio como Meio de Proximidade", pelo jornalista Fernando Carrilho.
Segue-se um momento de partilha de experiências, vivências e desafios das rádios de proximidade, com a participação das rádios comunitárias de Santa Maria e dos Espargos, na ilha do Sal, da Rádio Comunitária para o Desenvolvimento da Mulher, do Paul em Santo Antão, da Rádio Comunitária Voz di Djarmai, do Maio, e da Rádio Comunitária "Vos di Santa Krus" de Santiago.
A tarde é dedicada à abordagem dos temas "Desafios da Regulação dos Conteúdos Radiofónicos na Era Digital", "Critérios de avaliação do cumprimento do rigor informativo, pluralismo e diversidade nos conteúdos radiofónicos" e "Exigências legais e missão das rádios comunitárias".
A concluir as exposições é apresentado o Resultado do Questionário Sobre Impacto da Covid-19 nos Média em Cabo Verde.