Notícias

ARC em conversa aberta sobre literacia mediática no liceu Luciano Garcia

  • 28 maio de 2018

O liceu Luciano Garcia, de São Lourenço dos Órgãos, recebeu esta segunda-feira, 28 de maio, uma conversa aberta sobre "Notícias falsas e literacia mediática", promovida pela ARC e pela Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO.


A conversa aberta foi orientada pelo membro do Conselho Regulador da ARC Alfredo Pereira, que falou sobre as "fake news" e as formas de fazer a verificação das informações.


O conselheiro destacou os perigos de uma leitura acrítica das informações disponíveis em grande quantidade em sites e nas redes sociais e aconselhou os alunos e professores presentes a reforçarem as suas capacidades para uma boa utilização da parte positiva da internet.


A esta conversa aberta que se realiza no âmbito das comemorações do 25.º aniversário da proclamação do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio, pelas Nações Unidas, seguir-se-ão outras em diversas escolas secundárias associadas da UNESCO na ilha de Santiago.


Ao longo desta semana, os liceus de Chão Bom, no Tarrafal de Santiago, Pedro Gomes, Cónego Jacinto e Domingos Ramos, na Praia, e de Salineiro, na Ribeira Grande de Santiago, vão também acolher sessões de conversa aberta sobre a literacia mediática.


A primeira conversa aberta sobre a literacia mediática teve lugar no dia 12 de maio na Escola Secundária Cesaltina Ramos da Praia.