Notícias

ARC realiza conversa aberta sobre literacia mediática em escolas secundárias

  • 20 setembro de 2023

A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC) já deu início ao seu programa de conversa aberta sobre literacia mediática 2023 em escolas secundárias na ilha de Santiago.

No arranque de mais um ano letivo, a primeira conversa aberta aconteceu com os professores do liceu Abílio Duarte, em Palmarejo, cidade da Praia, no dia 15 de setembro. Seguiram-se encontros com os alunos do liceu Olegário Tavares da Calheta de São Miguel, no dia 19, e do liceu Abílio Duarte, a 20 de setembro.

Esta iniciativa tem como objetivo contribuir para criar, junto do público escolar, uma cultura/postura crítica em relação aos conteúdos mediáticos, dar a conhecer os direitos, as formas de proteção e os limites previstos na lei, bem como a importância e o papel da regulação da comunicação social. 

À semelhança dos anos anteriores, nestas conversas abertas foram tratados temas como os direitos fundamentais da pessoa humana, as obrigações dos órgãos de comunicação social e os limites previstos na lei cabo-verdiana, a verificação da credibilidade das notícias e informações, a exposição indevida da imagem das pessoas, a invasão da privacidade, as notícias falsas, a má informação, os perigos da Internet e a segurança no uso dos média e do digital.

Quanto ao uso dos novos média, pretendeu-se sensibilizar os alunos para tirarem deles o melhor proveito para a sua educação, formação e aquisição de conhecimentos e novas competências.

Para a Autoridade Reguladora, a prioridade é promover a literacia mediática, ou seja, a educação para os média, que vai permitir aos adolescentes e jovens serem capazes de consumir, de modo crítico, o que os meios de comunicação tradicionais oferecem como conteúdos, assim como todo o variado manancial de informações a que têm acesso no digital.

A ARC pretende atingir o maior número possível de instituições de ensino, realizando conversas abertas, palestras, seminários e outros eventos, em função das faixas etárias e das necessidades constatadas.?