Notícias

ARC entrega Relatório da Cobertura Mediática das Eleições Autárquicas ao Parlamento

  • 04 outubro de 2016

A ARC procedeu, a 4 de outubro de 2016, à entrega, no Parlamento, do Relatório da cobertura jornalística das eleições autárquicas de 4 de setembro, nos termos do n.º 3 do Artigo 68º da Lei nº 8/VIII/2011, de 29 de dezembro, que cria a Autoridade Reguladora para a Comunicação Social e aprova os seus Estatutos, esta Autoridade deve apresentar à Assembleia Nacional um relatório sobre a cobertura jornalística ao processo eleitoral até 30 dias após a realização de cada eleição.


Dando cumprimento a esta obrigação legal, o Conselho Regulador aprovou, no dia 4 de outubro, o relatório do balanço da cobertura jornalística das Eleições Autárquicas de 4 de setembro de 2016 efetuada pelos órgãos públicos de comunicação social cabo-verdianos, a saber, Televisão de Cabo Verde (TCV), Rádio de Cabo Verde (RCV) e Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress).


Em termos globais e considerando o período total analisado - de pré-campanha e de campanha oficial - concluiu-se que todas as candidaturas tiveram acesso aos meios públicos de comunicação social.


No período da pré-campanha, a cobertura das diversas candidaturas fez-se na base de critérios jornalísticos, tendo os órgãos públicos feito referência a alguns candidatos (perfil) e suas plataformas eleitorais.


Nesta monitorização da cobertura mediática das autárquicas, consta, como uma das grandes dimensões de análise, a caraterização geral de todas as peças informativas relativas às 57 candidaturas que se apresentaram às eleições de 4 de setembro, editadas pela TCV, RCV e Inforpress.

Seguem-se o tratamento dado às informações recolhidas no terreno e a análise dos temas tratados pelos candidatos/candidaturas, a avaliação feita à presença dos candidatos/candidaturas nas peças informativas e a duração das mesmas, ou seja, o tempo da palavra dado ao candidato/candidatura.

O presente relatório analisou também o tipo de representante e a qualidade do interveniente, isto é, se este foi protagonista ou alvo quando a peça jornalística contemplou críticas e/ou acusações.

Como estatutário, o Relatório de cobertura das eleições autárquicas pela comunicação social pública foi entregue, no prazo estipulado, ao Presidente em exercício da Assembleia Nacional, o Primeiro Vice-Presidente daquele órgão de soberania, Austelino Correia.