Com o lema "Jornalismo sob Vigilância", proclamado pela UNESCO, e defendendo "Mais Liberdade & Melhor Democracia", a Autoridade Reguladora para a Comunicação Social assinalou, a 3 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, organizando uma conferência alusiva à efeméride, com a colaboração da UNESCO e da AJOC, e que contou com o alto patrocínio da Presidência da República, que a acolheu no salão Beijing.
À sessão de abertura dirigiram-se em comunicações a Presidente do Conselho Regulador da ARC, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, que tutela a Comunicação Social, e o Presidente da República.
A conferência inaugural constou de uma intervenção pelo Presidente do Tribunal Constitucional, Dr. João Pinto Semedo, que apresentou o tema "Proteção e Dignidade Constitucional da Liberdade de Imprensa".
Seguiu-se o painel "MAIS LIBERDADE & MELHOR DEMOCRACIA", durante o qual foram apresentados os temas "Democracia e Liberdade", pelo Prof. Dr. Vlademiro Furtado, com moderação da Jornalista Gisela Coelho, e "Papel dos Média na Promoção da Democracia", pelo Prof. Dr. João Almeida Medina, com moderação da Jornalista Adelina Brito. Após cada um dos temas os presentes fizeram comentários e emitiram a sua opinião sobre a matéria aflorada.
As palavras de encerramento ficaram a cargo da Presidente do Conselho Regulador da ARC.