Notícias

Dia Mundial da Rádio celebra-se hoje, 13 de fevereiro

  • 13 fevereiro de 2020

Em todo o mundo se celebra hoje, 13 de fevereiro, o Dia Mundial da Rádio, data que remete ao dia em que, em 1946, a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A efeméride foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.

Na sua mensagem de 2020 por este Dia Mundial da Rádio, a Diretora Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, defendeu que a rádio é “um meio único de promover a diversidade cultural” e que esta deve ser percebida dentro do conteúdo da rádio, mas também entre os criadores deste conteúdo - técnicos, programadores, jornalistas, engenheiros de som - todos os que têm um papel a desempenhar nesta área.

“Neste contexto, é importante que a própria indústria de rádio seja uma indústria de diversidade, reflectindo a complexidade e riqueza das nossas sociedades. Esta diversidade é também uma mais-valia, pois é sinónimo de maior criatividade e inovação nos conteúdos produzidos”, precisa a mensagem.

“Rádio e Diversidade” é, aliás, o tema escolhido para as celebrações deste ano. Em mensagem alusiva, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destaca o poder da rádio para unir as pessoas e “de uma forma duradoura promover a diversidade e ajudar a construir um mundo mais pacífico e mais inclusivo”.

Na visão daquele antigo primeiro-ministro de Portugal, a rádio também é uma fonte de inovação pioneira na interação com o público, com conteúdo gerado pelos usuários, décadas antes de se tornar popular.  

http://www.arc.cv/arc/upload/Mensagem%20do%20Secret%C3%A1rio%20Geral%20da%20ONU.pdf