A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social, ARC, participou nos dias 30 e 31 de janeiro, em Rabat, Marrocos, na Conferência Internacional sobre “Regulação dos Media no ambiente digital, móvel e social. Imperativos da adaptação e desafios da refundação”, a convite da Alta Autoridade para a Comunicação Audiovisual de Marrocos.
Tratou-se de um encontro internacional de intercâmbio e diálogo entre entidades reguladoras membros da Rede das Instâncias Africanas de Comunicação Audiovisual, da Rede Francófona de Reguladores de Média e representantes de órgãos reguladores de outras partes do mundo e que contou também com a presença de operadores de comunicação audiovisual pública e privada, jornalistas, atores da sociedade civil, bem como académicos e outros especialistas.
Em debate estiveram diversos temas, destacando-se a comunicação inaugural sobre o tema “A economia da atenção e do impacto social e cultural das plataformas digitais transnacionais”, ao que se seguiram trabalhos em painéis subordinados aos temas: “Necessidade de uma regulação renovada num mundo digital e globalizado”; “Médias clássicos – novos médias: dinâmicas de concorrência e constrangimentos à regulação”; Autorregulação e corregulação: futuro da regulação? e “A regulação dos média face às aspirações dos cidadãos”.