Notícias

Autoridades reguladoras da comunicação audiovisual decidem criar rede oeste-africana

  • 11 dezembro de 2019

A ARC participou, nos dias 9 e 10 de dezembro, em Abidjan, Cotê d’Ivore, num Colóquio Internacional que teve como tema “A regulação da comunicação audiovisual na África Ocidental: Problemas e perspetivas”.

Com a presença das entidades reguladoras do Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Cotê d’Ivore, Gana, Guiné Conakry, Mali, Níger, Nigéria e Senegal, o colóquio centrou-se em três grandes temáticas: “A governança do sistema audiovisual na região oeste-africana”, “Os desafios da regulação face à evolução e mutações tecnológicas” e “As perspetivas da regulação da comunicação audiovisual na África Ocidental”.

Cientes dos problemas e ameaças, bem como dos desafios inerentes ao sector da comunicação audiovisual nos países da CEDEAO, as instituições presentes aprovaram e aderiram ao projeto de criação de uma rede de reguladores oeste-africanos.

A rede a ser criada será um espaço de articulação e reflexão, de troca de informações, conhecimentos e experiências, de recolha de dados estatísticos e económicos necessários à regulação do setor.

Por decisão das entidades participantes, a Autoridade Reguladora da Cotê d’Ivore vai coordenar o grupo de trabalho, que integra os reguladores de Cabo Verde, Nigéria e Benin, para preparar a reunião constitutiva desta rede.