Notícias

VIII Encontro da PER analisa o papel dos reguladores no combate à desinformação e "fake news"

  • 25 novembro de 2019

O VIII Encontro da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa (PER) decorreu, em Lisboa, Portugal, de 20 a 23 de novembro, sob o tema "Regulação e Desinformação "fake news".

Ciente de que a evolução tecnológica acarreta novos desafios, a atenção das entidades reguladoras de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste esteve centrada no papel da regulação no combate à desinformação e "fake news" no novo contexto da multiplataforma e como contribuir, nos respetivos países, para o combate a esse fenómeno.

Os membros da PER reiteraram a necessidade de particulares cautelas no que concerne à salvaguarda da liberdade de expressão e de opinião, do reforço do papel do jornalista e da sua mediação crítica nesse combate.

Na sua visão, os órgãos de comunicação social devem apostar fortemente no reforço da ética e da responsabilidade jornalísticas, regressando à base do jornalismo e promovendo, de forma séria e profissional, a verificação das fontes e a audição das partes com interesses atendíveis, em detrimento do sensacionalismo e do imediatismo, contribuindo, deste modo, para o rigor informativo e, consequentemente, para um jornalismo objetivo e rigoroso.

Outra proposta das entidades reguladoras lusófonas é por um investimento forte na literacia mediática, de modo a preparar os cidadãos, principalmente, os públicos mais sensíveis, como menores, para um consumo crítico dos média.

Aliás, "O papel do regulador e a literacia mediática" foi o tema escolhido para o IX encontro da PER, a ter lugar em São Tomé e Príncipe, de 18 a 21 de novembro de 2020.

No final dos trabalhos deste VIII Encontro da PER, foi aprovada a Declaração de Lisboa 2019, que reafirmou a prioridade a ser dada à defesa dos processos eleitorais face a interferências antidemocráticas e o compromisso de desenvolver mecanismos de cooperação entre as entidades membros da Plataforma no enfrentamento da desinformação.