No dia 2 de maio, as escolas secundárias Jorge Barbosa, Ludjero Lima e Augusto Pinto, em Mindelo, São Vicente, acolheram conversas abertas sobre a literacia mediática promovidas pela Autoridade Reguladora para a Comunicação Social.
As sessões foram orientadas por equipas integrando membros do Conselho Regulador da ARC, que prestaram informações sobre os direitos individuais e os deveres e obrigações dos média, assim como os objetivos da regulação dos órgãos da Comunicação Social e, neste contexto, o papel da ARC.
Estas conversas abertas nas escolas secundárias do país enquadram-se no âmbito das responsabilidades estatutárias da ARC para a promoção da literacia mediática. Com esta iniciativa de informação e de sensibilização de estudantes e professores, visa-se a criação de uma cultura crítica, informada e responsável no "consumo" dos conteúdos de média.
O objetivo é também contribuir para a afirmação, junto do público escolar, de uma cultura e uma postura críticas em relação aos conteúdos mediáticos, dar a conhecer os direitos cidadãos face aos média, as formas de proteção e os limites previstos na lei, bem como a importância e o papel da regulação da comunicação social.