A Universidade de Santiago acolheu, na tarde de 5 de junho, a conferência "Ética e verificação dos factos, remédios para as fake news", promovida pela ARC em parceria com a Comissão Nacional para a Unesco e a Direcção Geral da Comunicação Social, no âmbito das comemorações do 25.º Aniversário da proclamação do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
A conferência foi apresentada pelo membro do Conselho Regulador da ARC, Alfredo Pereira, e teve como objetivo elucidar sobre esta problemática e alertar para formas de identificação e de combate.
Entre outros assuntos, três aspetos distintivos foram realçados, na ilustração da causa e da propagação das fake news, designadamente, a tipologia, a motivação e a disseminação, assim como foram feitas recomendações sobre como detetá-las e evitar alimentar a sua propagação.
Esta terceira conferência temática realizada nas universidades da ilha de Santiago contou com a participação de estudantes e professores do curso de Ciências da Comunicação da Uni-Santiago, em Santa Catarina, e da Uni-CV, na Praia.