Uma delegação da Alta Autoridade para a Comunicação Audiovisual, HACA, de Marrocos chefiada pelo Diretor Geral, Jamal Eddine Naji, esteve sexta-feira, 23 de novembro, de visita a Cabo Verde para discutir as diferentes opções para a instalação na ARC da solução de monitorização profissional concebida para reguladores audiovisuais, HACA Media Solutions.
O objetivo da visita foi fazer o levantamento das condições técnicas para a instalação na ARC deste dispositivo técnico de monitorização dos conteúdos mediáticos de rádio e televisão, desenvolvido pela HACA em 2006 e que já se encontra instalado em vários países, destacando-se a Bélgica, o Senegal, o Benin, a Tunísia, o Níger, o Chade, a Mauritânia e o Togo.
A HACA Média Solutions permite aos reguladores do setor audiovisual assegurar o seguimento dos programas emitidos pelos serviços televisivos e radiofónicos que operam no território nacional, regional e local e a produção de dados quantitativos fiáveis para a supervisão e análise dos conteúdos mediáticos.
Durante a visita, a delegação da HACA teve oportunidade de visitar operadores e serviços de programas públicos e privados cabo-verdianos, a saber RTC, TCV, RCV, Record TV Cabo Verde e Crioula FM.
A delegação da HACA integrava o Diretor de Gabinete de Cooperação e Assuntos Africanos, Talar Salahdine, o Diretor de Informática, Najib Bouezmarni, e o Responsável pelo Sistema de Informação da HACA, Adil Bourbate.
Esta foi uma missão de informação e exploração da HACA, a qual, como destacou essa entidade no seu site, foi a primeira realizada no seio do mundo lusófono e abre novos horizontes de cooperação. Consultar a notícia no link: http://www.haca.ma/fr/actualites/la-haca-installe-bient%C3%B4t-ses-syst%C3%A8mes-de-reporting-au-cap-vert