Notícias

Nova realidade dos média em debate com alunos e professores

  • 31 maio de 2018

A nova realidade dos meios de comunicação social com o advento da Internet foi o tema abordado nas conversas abertas promovidas pela ARC em parceria com a Comissão Nacional Executiva da UNESCO nos liceus Cónego Jacinto, Pedro Gomes e Domingos Ramos, na Praia, e de Salineiro, na Ribeira Grande de Santiago, nos dias 30 e 31 de maio.

Os direitos e deveres dos órgãos de comunicação e os limites previstos na lei cabo-verdiana foram outros tópicos destacados pelos membros do Conselho Regulador e técnicos da ARC que animaram as sessões de conversa aberta com alunos e professores destas escolas secundárias associadas da UNESCO para marcar o 25.º aniversário da proclamação do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa pelas Nações Unidas.

A verificação da credibilidade das notícias e informações, a exposição indevida da imagem das pessoas, a invasão da privacidade e a publicidade, sobretudo subliminar, foram também abordadas nesses encontros, durante os quais se falou igualmente das notícias falsas e dos perigos da Internet.

Para a ARC, a prioridade é promover a literacia mediática, ou seja, a educação para os média, que vai permitir aos adolescentes e jovens, em particular, e aos cidadãos, em geral, serem capazes de consumir, de modo crítico, o que os média oferecem como conteúdos, assim como todo o variado manancial de informações que é disponibilizado o tempo todo pelas redes sociais.

Quanto ao uso dos novos média, pretendeu-se sensibilizar os alunos para tirarem deles o melhor proveito para a sua educação e formação e aquisição de competências para o exercício de melhor cidadania.